PO APMC - Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas
O Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas pretende ser um instrumento de combate à pobreza e à exclusão social em Portugal. Considerando que as principais causas são estruturais, mas agravadas por fatores conjunturais, o Programa foi desenhado (tendo como foco os referidos objetivos) numa lógica de intervenção mediante apoio alimentar, assim como no desenvolvimento de medidas de acompanhamento que capacitem as pessoas mais carenciadas a vários níveis, promovendo assim a sua inclusão.
O Programa visa, com a sua atividade, diminuir as situações de vulnerabilidade que colocam em risco a integração das pessoas e dos agregados familiares mais frágeis, reforçando as respostas das políticas públicas existentes, permitindo o acesso ao Fundo de Auxilio Europeu às Pessoas Mais Carenciadas (FEAC), de forma a conseguir alcançar os objetivos propostos na sua missão
Banco Alimentar Contra a Fome
O Centro Comunitário dinamiza um programa de ajuda alimentar, seguindo as orientações e critérios definidos pela Segurança Social, sendo entidade beneficiária do Banco Alimentar Contra a Fome de Aveiro.
A ajuda alimentar é distribuída às famílias em situação de vulnerabilidade económica que solicitam este apoio e integram a listagem anual de beneficiários.
Ao longo do ano, são apoiadas famílias que, não integrando esta lista, solicitam esta ajuda quando se encontram em situação de emergência.